• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje355
Esta SemanaEsta Semana1438
Este MêsEste Mês9952
TOTALTOTAL774578
Statistik created: 2018-12-19T14:11:32+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Edifício Fernando Távora vai para obras a 15 de Janeiro.
    Qua, 19/12/2018 - 12:04

    O Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a empresa Cimave – Construtora e Imobiliária de Aveiro, por 1.620 milhões, mais IVA, que vai permitir o arranque da obra de reabilitação do Edifício Fernando Távora (na foto), "no próximo dia 15 de Janeiro de 2019", adianta a autarquia.

    O projecto está integrado no Plano de Ação para a Regeneração Urbana do PEDUCA.

    Mantendo as suas características originais, a empreitada prevê abrir o rés-do-chão do edifício ao público de forma livre e reformular os seus espaços interiores para receber os serviços de Biblioteca, bem como criar um espaço de promoção de Aveiro e da sua atividade económica, através de zonas de co-work e de apoio aos investidores e aos empreendedores.

     

    Categoria: 



  • O Agrupamento de Escolas de Ílhavo comemorou o 'Dia do Diploma'.
    Qua, 19/12/2018 - 11:46

    O Agrupamento de Escolas de Ílhavo comemorou esta semana o 'Dia do Diploma', através do qual pretendeu "reconhecer, de forma simbólica, o mérito escolar, social e, este ano, pela primeira vez, desportivo".

    A presidente da CAP, Cristina Gonçalves, dirigiu palavras de agradecimento a professores, assistentes operacionais, técnicos especializados e encarregados de educação, sublinhando que só a cooperação entre todos torna possível a criação de condições que potenciam nos alunos estes desempenhos de excelência e que fazem do Agrupamento de Escolas de Ílhavo “um lugar de conquistas, de aprendizagem, de crescimento, cujo objetivo fundamental é formar cidadãos na plena aceção da palavra”.

    A todos os alunos agraciados pediu que continuassem a "empenhar-se em alcançar e manter a excelência, pois serão exemplos vivos para todos os colegas".

    Foram igualmente entregues os diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano, com destaque para duas alunas com média final de 19 valores.

    Por entre atuações de alunos que surpreenderam em áreas tão diversas como a representação, a declamação de poemas em várias línguas ou a música, a festa continuou num tom de alegria e celebração, sem que no entanto, quer a Presidente da CAP quer o Presidente do Conselho Geral, Pedro Cura, deixassem de chamar a atenção de todas as entidades e encarregados de educação presentes para a necessidade de obras na Escola sede que permitissem "garantir as condições básicas para todos os que ali trabalham e estudam". Lembraram, a este propósito, "a necessidade de reforçar estruturas, renovar instalação elétrica, de substituir caixilharias ou de retirar o fibrocimento".

     

     

     

    Categoria: 



  • Basquetebol: Luís Magalhães assume comando do Sporting no regresso á Liga.
    Qua, 19/12/2018 - 10:13

    Luís Magalhães está de regresso ao basquetebol nacional para orientar o Sporting na próxima época.

    O técnico aveirense assume o comando de todo o basquetebol dos Leões no regresso à modalidade da equipa sénior que entra na Liga em decisão aprovada pelos clubes.

    O treinador de 60 anos tem vários títulos nacionais (seis campeonatos) no currículo e Alvalade parece querer essa ambição de lutar pelos troféus logo no primeiro ano.

    Depois de três anos afastado da modalidade, por opção própria, o técnico regressa para colocar o Sporting na luta pelos “títulos maiores do basquetebol português”.

    “Quero agradecer ao Sporting por me ter convidado. Lutar por títulos vai ser o nosso grande sonho. Agora, é importante trabalhar todos os dias com afinco para atingir o que queremos. Como costumo dizer, eu sonho de noite e trabalho de dia”, disse o treinador ao Jornal Sporting e à Sporting TV.

    Orientou equipa como Ovarense, Porto e PT. Em África ganhou quatro Taças dos Campeões Africanos ao serviço de 1.º Agosto e Recreativo do Libolo e conquistou o Campeonato Africano das Nações, em 2009, com a selecção de Angola.

     

    foto: Sporting

    Categoria: 



  • "Política educativa será um dos focos do mandato" - António Alves (AAUAv).
    Qua, 19/12/2018 - 10:05

    António Alves assume a linha de continuidade na gestão da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Sucede a Xavier Vieira já depois de ter integrado a equipa do anterior líder.

    Licenciado em Ciências Biomédicas pela Universidade de Aveiro (UA), o aluno de mestrado em Biomedicina Molecular encabeçou a Lista A, a única lista candidata no ato eleitoral de 11 de dezembro, obtendo 2658 votos.

    Toma posse em Janeiro para um mandato de dois anos.

    Vice-presidente para o Desporto e Cultura da AAUAv, desde janeiro de 2018, António Alves dá a cara pelo projeto Sentir Academia que representa a continuidade do movimento Discutir Academia, encabeçado por Xavier Vieira.

    Afirma preocupações com o alojamento dos alunos e com as políticas educativas (com áudio)

    António Alves iniciou o seu percurso na Academia aveirense enquanto secretário da mesa do Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas em 2016, tornando-se coordenador do Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas em 2017.

    Atualmente, para além de ocupar a vice-presidência para o Desporto e Cultura da direção da AAUAv, é tesoureiro do Leo Clube Santa Joana Princesa e ainda é membro da Comissão Disciplinar da UA.

    Lado a lado com Xavier Vieira, o atual e o futuro presidente da Associação Académica fazem balanço positivo ao trabalho desenvolvido até ao momento (com áudio)

     

     

    Categoria: 



  • "Foi bastante difícil mas valeu a pena e estamos gratos à Universidade de Aveiro" - Primeiros diplomados da UA.
    Qua, 19/12/2018 - 09:39

    Os primeiros diplomados da Universidade de Aveiro ontem distinguidos pela academia na celebração dos 45 anos afirmam que não foi fácil mas valeu a pena investir numa nova universidade.

    De 13 alunos que entraram saíram seis na primeira formada de diplomados. Seis antigos alunos estiveram no centro da festa de aniversário e puderam relatar as vivências de uma universidade acabada de nascer em 1973.

    José Marques, aluno que chegava de Cascais, diz que essa mudança para Aveiro mudou a sua vida (com audio)

    Etelvina Baltazar não esconde que os primeiros tempos foram complicados numa cidade que não era o que é hoje ao nível da oferta de serviços e numa universidade recém nascida (com áudio)

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • "INEM tem cultura especial e faz toda a diferença na sociedade" - Centro Hospitalar.
    Qua, 19/12/2018 - 09:26

    Uma palavra solidária e um estímulo a continuar o esforço ao serviço da emergência médica.

    Foi desta forma que a administração do centro hospitalar esteve junto das equipas do INEM, em Aveiro, ontem, para uma homenagem às vítimas da queda do helicóptero do INEM que caiu, no sábado, na zona de Paredes vitimando os quatro ocupantes.

    Dois pilotos e uma equipa médica, composta por médico e enfermeira foram vítimas dessa queda associada nos primeiros dados observados à colisão com uma antena de rádio.

    Muitos dos que exercem em Aveiro conheciam as vítimas e o acidente deixou marcas.

    A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga já enviou nota de pesar ao Presidente do INEM. E ontem juntou-se aos profissionais. Margarida França fala de uma cerimónia simples mas sentida (com áudio)

    A homenagem dos técnicos do INEM aos companheiros falecidos é também uma forma de assegurar que estão preparados para manter o legado com atividade dedicada à emergência médica (com áudio).

    Categoria: 



  • Teatro de Marionetas e concerto de coros no programa Boas Festas em Aveiro.
    Qua, 19/12/2018 - 08:32

    O programa Boas Festas em Aveiro entra no fim de semana alargado do Natal.

    Destaque para o bailado “Quebra-Nozes” no Teatro Aveirense, no palco do Teatro Aveirense, no dia 22 de dezembro, sábado, pelas 21h30, apresentado pela companhia de Moscovo, Russian Classical Ballet.

    Trata-se de uma das obras-primas do bailado clássico, uma narrativa que desperta o imaginário, remetendo para o reino da fantasia.

    Quanto ao Vídeo Mapping no Canal Central, adiado devido ao mau tempo, está agora marcado para domingo, dia 23, às 19h00, com percurso desde o Canal Central até ao Cais da Fonte Nova onde a magia da luz vai inundar a Cidade e os seus edifícios a partir de um moliceiro. Um espetáculo rigorosamente a não perder, a partir das margens dos canais urbanos.

    Esta quarta-feira, e nos dias 27 de dezembro, às 15h00, e nos dias 21 e 28 de dezembro, pelas 11h00, o Palco do Cais da Fonte Nova receberá a peça de teatro de marionetas “Teatro Dom Roberto” pela Red Cloud – Teatro de Marionetas.

    Pelas 21h30 de 19 de dezembro, quarta-feira, terá lugar o Concerto de Natal – Coros de Aveiro com a participação do Coral Vera Cruz, Coral Polifónico de Aveiro, Grupo Coral de Santa Joana e Coral São Pedro de Aradas.

    No dia 21, pelas 19h00, e a 22 de dezembro, às 16h00, destaque para o concerto pelo grupo “Os Nova”, no Palco da Fonte Nova.

    A edição da Feira das Velharias terá lugar no dia 23 de dezembro, domingo, entre a Praça Joaquim Melo Freitas e o Mercado do Peixe, juntando-se assim, à edição extra do Artes no Canal, que se realiza no dia anterior, 22 de dezembro.

    Realce ainda para Concerto pela Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília no dia 28 de dezembro, sexta-feira, às 17h00 na Igreja de Jesus no Museu de Aveiro | Santa Joana.

    No dia 30, domingo, às 16h00, vai realizar-se o Concerto de Natal pelo Ensemble de Música de Aveiro – EMA, também no Museu de Aveiro | Santa Joana.

     

    Categoria: 



  • Seminário de encerramento do projeto incubação Centro decorre em Coimbra.
    Qua, 19/12/2018 - 08:25

    O Conselho Empresarial do Centro, Câmara de Comércio e Indústria do Centro e a Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro promovem, esta quarta, o Seminário de Encerramento do projeto incubação centro 2016, co-financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).

    Ação integrada de suporte ao empreendedorismo na Região Centro de Portugal, evidenciadora de uma natureza coletiva e de verdadeiro âmbito regional que distingue os melhores projetos.

    Nesta iniciativa, que terá lugar no Auditório do CEC/CCIC, a partir das 14h, far-se-á o Balanço final das atividades desenvolvidas e o impacto obtido.

    Será também feita a entrega de 14 Prémios, com valor de 5.000€ cada, com vista à valorização da inovação e capacidade empreendedora dos projetos que mais se distinguiram nas sessões de aceleração realizadas.

     

    Categoria: 



  • Assembleia Municipal de Aveiro debate revisão do Programa de Ajustamento Municipal.
    Qua, 19/12/2018 - 07:40

    A Assembleia Municipal de Aveiro reúne esta noite para debater a revisão do Programa de Ajustamento Municipal.

    O documento contou com os votos favoráveis da maioria na reunião do executivo camarário e votos contra dos vereadores do PS e aguarda-se, com expetativa, para perceber como vão votar os deputados municipais.

    As principais alterações estão no ajustamento do valor total do empréstimo FAM que cai de 85,5 M€ para 78,2 M€; aumento dos orçamentos para valores entre os 62 e os 70 milhões de euros, aumento da despesa nos próximos anos em consequência do aumento da receita (cerca de 12 a 20 M€ por ano face ao PAM atual); aumento do investimento de 11 M€ em 2018 para 20 M€ em 2019 e a possibilidade de gerir o pacote fiscal com redução do IMI.

    A maioria afirma estar a atingir objetivos importantes e antecipar as metas do reequilíbrio financeiro, ganhando capacidade de investimento para recuperar de um “atraso estrutural” mas o PS insiste que a liquidez existente deveria servir para antecipar a saída do Programa.

    O crescimento económico e o aumento das receitas captadas por via dos impostos e a existência de património para venda têm sido apresentados pelo PS como argumentos para antecipar a liquidação do empréstimo.

    A concelhia socialista insiste que as disponibilidades financeiras “fixavam-se em 7 de dezembro de 2018 em 55.4 milhões de euros” e que a revisão do PAM foi “tímida e eleitoralista”.

    Em resumo, o “confronto” político coloca frente a frente as visões da maioria e do PS sobre o que fazer agora que a autarquia parece entrar num caminho de reequilíbrio.

    Para o PS a solução ideal seria o pagamento da dívida e com isso “libertar os aveirenses das taxas e impostos no máximo” e a maioria realça que a caixa não tem os referidos 55 milhões e Aveiro não pode deixar de investir para recuperar de anos de atraso.

    Em agenda na Assembleia Municipal estão, ainda, a revisão de regulamentos e a delegação de competências com as Juntas.

    Há referências ao Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas; Regulamento Municipal de Apoio às Associações; Regulamento do Cais dos Pescadores de São Jacinto; Regulamento de Gestão de Mobilidade e Regulamento das Feiras, Venda Ambulante, Mercados e Atividades Diversas do Município de Aveiro.

    Sessão às 20h30 na sede da Assembleia Municipal.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Vagos: Biblioteca Municipal João Grave celebra 3º aniversário.
    Qua, 19/12/2018 - 07:21

    A Biblioteca Municipal João Grave celebra, esta quarta, o seu 3.º Aniversário.

    Fazem parte da programação as oficinas de ilustração, com Rachel Caiano. A primeira sessão decorre, pelas 10h00, para as crianças entre os 3 aos 6 anos e a segunda sessão decorre, pelas 15h00, para as crianças entre os 7 e os 12 anos.

    Pelas 17h30, realiza-se a entrega de prémios aos leitores mais frequentes.

    Já pelas 18h00, decorre a inauguração do mural executado pelo Artista Plástico António Conceição, que se encontra no exterior da biblioteca.

    De seguida, pelas 18h30, será apresentado o sketch “Recortes de Natal”, pelo grupo das oficinas de teatro da Biblioteca Municipal “Dramatiza”.

    Para finalizar, pelas 19h00, decorre a atuação do Orfeão de Vagos onde de seguida vamos todos cantar os Parabéns e comer uma fatia de bolo.

    A Biblioteca já emprestou, ao longo deste ano de 2018, mais de 7000 documentos, numa média de mais de 490 documentos (entre livros, cd´s, vídeos) por mês.

     

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel