• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje158
Esta SemanaEsta Semana1346
Este MêsEste Mês11020
TOTALTOTAL777701
Statistik created: 2018-08-22T04:38:48+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Campeonato de Elite (AFA): Beira-Mar recebe Alvarenga e Vista Alegre vai ao terreno do Paivense, na jornada de abertura.
    Ter, 21/08/2018 - 18:35

    Realizou-se hoje o sorteio do Campeonato de Elite da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

    A cerimónia realizou-se na sede da AFA.

    O Beira-Mar recebe o Alvarenga e o Vista Alegre vai ao terreno do Paivense, na jornada de abertura.

    O sorteio ditou, ainda, os seguintes jogos (1.ª Jornada): Estarreja - Avanca; Macieirense - U. Lamas; Carregosense - Esmoriz; Mourisquense - Pampilhosa; Oliveira do Bairro - Bustelo; Fiães - Mansores; Alba - S. J. Ver.

    O campeonato começa a 16 de Setembro.

    Categoria: 



  • GNR - Santa Maria da Feira: Prisão preventiva por violência doméstica.
    Ter, 21/08/2018 - 16:59

    O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através do Posto Territorial de Santa Maria da Feira, no dia 17 de Agosto, deteve um homem de 31 anos, por violência doméstica, no Concelho de Santa Maria da Feira. O indivíduo "encontrava-se indiciado pela prática do crime de violência doméstica, contra a cônjuge de 36 anos, e contra o filho menor da mesma. Com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, encontrava-se proibido de contactar por qualquer forma com os ofendidos, tendo voltado a agredir física e psicologicamente a sua mulher, proferindo-lhe diversas ameaças de morte".

    Após realizadas diversas diligências foi dado cumprimento a um mandado de detenção, "para alteração das medidas de coação anteriormente aplicadas".

    O detido foi presente a novo interrogatório judicial, no dia 18 de Agosto, no Departamento de Investigação e Ação Penal de Santa Maria da Feira, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

    Categoria: 



  • GNR - Aveiro/Santa Maria da Feira: Dois detidos por tráfico de estupefacientes.
    Ter, 21/08/2018 - 16:27

    O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através do Posto Territorial de Lourosa e de Santa Maria da Feira, no dia 17 de Agosto, detiveram dois homens de 22 e 24 anos, por tráfico de estupefacientes, no Concelho de Santa Maria da Feira. "No decorrer de uma ocorrência de desacatos num estabelecimento de restauração e bebidas, os suspeitos, após verificarem a presença dos militares, colocaram-se em fuga em veículo automóvel, tendo sido intersectados posteriormente". Na  sequência da fiscalização, foram detidos "por terem na sua posse 22 doses de haxixe e 435 euros em numerário, culminando a ação numa busca domiciliária com a apreensão de 15 doses de cocaína; 14 doses de haxixe; Uma balança de precisão; 383 euros em dinheiro. Os detidos foram constituídos arguidos e, após serem presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Santa Maria da Feira, ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

     

    Categoria: 



  • Manuel Alegre oferece diplomas ao Município de Águeda.
    Ter, 21/08/2018 - 14:41

    Manuel Alegre ofereceu dois diplomas ao Município de Águeda. O poeta e escritor aguedense, reconhecido também pela intervenção política, tem 24 livros publicados.

    O seu percurso poético tem sido distinguido por inúmeros prémios literários, condecorações, medalhas e outras distinções nacionais e internacionais, incluindo a Medalha de Ouro da Cidade de Águeda.

    Em 2017, foi galardoado com o maior prémio literário da língua portuguesa, o Prémio Camões e é o único português com o Doutoramento Honoris Causa em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas, atribuído pela Universidade de Pádua em Itália, também em 2017.

    Num gesto simbólico de profunda amizade à sua terra, ofereceu esses diplomas ao Município de Águeda, numa cerimónia privada que decorreu nas instalações da Câmara.

    Estiveram presentes Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, Vice-Presidente, Mafalda Maria, esposa de Manuel Alegre, Rui Breda, amigo do escritor e Gil Nadais, antigo Presidente do Município de Águeda.

    “Como sou de Águeda, queria entregar a Águeda e a Câmara Municipal através do Sr. Presidente estes diplomas. Fazia sentido porque fazem menção a Águeda” disse Manuel Alegre.

    Na oportunidade, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu, “um gesto muito significativo, de uma pessoa que não se esquece de cantar e escrever Águeda nos seus versos e poemas. É um sinal de grandeza para a nossa terra e agradeço em nome de todos os aguedenses.”

    Os diplomas irão ficar em especial destaque na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, onde também é possível consultar as obras do autor.

    Categoria: 



  • Albergaria: Passeio fotográfico visita margens do Rio Fílveda.
    Ter, 21/08/2018 - 13:20

    O Município de Albergaria-a-Velha organiza no dia 1 de setembro, pelas 14h30, o Passeio Fotográfico Subida pelo Rio Fílveda.

    Com uma extensão de aproximadamente quatro quilómetros, o percurso tem a particularidade de ser feito pelo leito do rio, o que permite uma outra perspetiva da paisagem.

    O passeio vai ser acompanhado pelo fotógrafo Paulo Matos e, durante o trajeto pelo rio, as pessoas participantes recebem dicas e orientações sobre a melhor forma de captar determinado quadro, havendo liberdade para cada um valorizar o património natural, o edificado ou a interação humana.

    O ponto de encontro é no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas e o passeio finaliza no Centro de Atividades Radicais e Ambientais de Vilarinho de São Roque.

     

     

    Categoria: 



  • Saúde: Parcerias público-privadas devem ser “protegidas dos extremismos ideológicos” - Óscar Gaspar.
    Ter, 21/08/2018 - 10:57

    Óscar Gaspar considera que as Parcerias Público Privadas são um bom negócio para o Estado “cumprindo escrupulosamente os serviços previstos nos contratos”.

    O economista de Vagos, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, disse em entrevista ao Jornal Económico que as parcerias público-privadas são “parte importante” do sistema de saúde e benéficas para o Estado e devem ser “protegidas dos extremismos ideológicos”.

    “As PPP dão lucro e isso é uma evidência que não dá margem para contestação; é matéria de facto. É evidente que se pode discutir a opção ideológica subjacente, mas não os resultados”, defende o economista que foi secretário de Estado da Saúde.

    Óscar Gaspar, antigo assessor económico de José Sócrates, refere que há dados que confirmam vantagens para o estado na contratualização de serviços de saúde uma vez que os custos-padrão por doente, nos diversos hospitais, são inferiores nos hospitais em PPP.

    “Todos os estudos disponíveis, de universidades, Tribunal de Contas, ou do Ministério das Finanças, mostram que os contratos em PPP cumpriram com os objetivos, permitindo ao Estado poupar cerca de 20%, face às demais instituições do serviço público”.

    Categoria: 



  • Bombeiros combatem foco de incêndio florestal na freguesia de Esgueira.
    Ter, 21/08/2018 - 10:16

    Incêndio em povoamento florestal em Esgueira combatido por 24 homens com o apoio de quatro viaturas e um meio aéreo.

    Depois de Frossos e São João de Loure, em Albergaria, com um foco já dominado, agora é a freguesia de Esgueira a registar o fogo em povoamento florestal.

    Ocorrência que deflagrou pouco antes das 10h da manhã e que os bombeiros tentam extinguir para evitar a propagação.

    O alerta amarelo no distrito de Aveiro mantém-se com temperaturas que podem chegar aos 38 graus em concelhos como Anadia e Oliveira do Bairro.

     

     

    Categoria: 



  • Quercus Aveiro pede a suspensão da caça nas áreas afetadas pelos incêndios.
    Ter, 21/08/2018 - 10:09

    É um apelo dirigido às autarquias e às associações de caçadores regionais para que suspendam toda a atividade cinegética nas áreas que foram afetadas pelos incêndios do ano passado. A Quercus Aveiro pede a suspensão da caça nas áreas afetadas pelos incêndios.

    “Nessas áreas as populações de animais foram dizimadas pelo fogo e os que conseguiram sobreviver têm dificuldades na obtenção de abrigo e alimento. O calor e a seca agravam a situação principalmente para os animais juvenis”, justifica a associação ambientalista.

    A Quercus considera que a prática da caça nas áreas ardidas não é compatível com a preservação da biodiversidade, pondo em causa a sobrevivência de várias espécies.

    A Quercus entende ainda que a caça à Rola, a ocorrer, se deveria iniciar apenas na primeira década de setembro, enquanto para o Pombo-torcaz e os tordos esta deveria terminar na última década de janeiro.

    Também o período de caça aos patos se sobrepõe ao período de reprodução e de migração pré-nupcial de várias espécies desta família, pelo que a respetiva caça deveria iniciar-se na primeira década de outubro e terminar na segunda década de janeiro.

    Em relação à Galinhola continua a ocorrer um período de sobreposição de 10 dias com o período migratório pré-nupcial, pelo que a caça a esta espécie deve terminar na primeira década de janeiro.

    “A Quercus Aveiro volta a alertar para a necessidade urgente de corrigir esta situação e promover uma gestão mais sustentável dos recursos naturais, protegendo simultaneamente a biodiversidade”.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Futebol Feminino: Clube de Albergaria quer afirmar-se entre os melhores na I divisão.
    Ter, 21/08/2018 - 09:46

    O Clube de Albergaria parte para a nova época na I divisão feminina com aposta na manutenção e a tentativa de se aproximar dos lugares de topo.

    Com Sporting e Braga a dominarem o calendário, a formação de Albergaria, um das tradicionais do futebol feminino, aposta na superação para conseguir lugar entre os primeiros.

    A técnica Paula Pinho (na foto) mantém-se ao comando e mantém parte do plantel com a renovação de contrato com 18 jogadoras. Ana Vidal, Bárbara Martins, Carolina Silva, Catarina Almeida, Cátia Marques, Daniel Silva, Inês Santos, Joana Batista, Joana Silva, Joana Santos, Mariana Ferreira, Marta Fernandes, Patrícia Sousa, Patrícia Oliveira, Patrícia Sá, Sara Oliveira, Sara Santos e Magda continuam em Albergaria-a-Velha.

    Os reforços chegam de clubes do centro e norte nomeadamente do Ferreirense (Anadia), equipa que estava na I divisão mas que não garantiu aa continuidade do projeto.

    Flávia (ex-Hernâni Gonçalves), Viviana (ex-Ferreirense), Rita Coutinho (ex-Cadima), Inês (ex-Cadima), Jessica Pastilha (ex-Ferreirense), Susana Silva (ex-Ferreirense), Noémia (ex-Cesarense), Susana Rocha (ex-Cesarense), Piska (ex-Ferreirense) e Luana Monteiro (ex-Hernâni Gonçalves) são as caras novas.

    Em declarações ao site da AFATV, a treinadora Paula Pinho assume que a meta na Liga BPI é ficar na primeira metade da tabela e consolidar a formação de Albergaria entre os grandes da modalidade.Com Braga e Sporting a assumirem o estatuto de profissionais, as restantes equipas lutam pelo pódio.

    “E não sendo campeão, isso significa que tanto pode ficar no décimo lugar como no terceiro. Portanto, o nosso desejo seria ficar no último lugar do pódio. Em termos concretos não há muito mais a ambicionar”.

    Aveiro perdeu a representação do Ferreirense (Anadia) que não conseguiu garantir a sucessão diretiva e o Cadima (Cantanhede - Coimbra) caiu na II divisão mas em compensação a Ovarense entra na lista dos clubes de primeira.

    No dia 16 de setembro, arranque do campeonato com o Clube de Albergaria a receber o Estoril e a Ovarense a defrontar o Sporting.

    A apresentação aos sócios acontece no próximo sábado, às 16h, frente ao Benfica em jogo no Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira em Albergaria.

     

     

    foto: Maria Garcia 

    Categoria: 



  • Programa do IPDJ promove voluntariado na floresta.
    Ter, 21/08/2018 - 09:21

    Um novo programa do IPDJ promete alavancar as práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza e florestas.

    Incentivar a participação de entidades e de jovens no desafio que é a preservação da natureza e da floresta e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios é o grande objetivo do Governo, com este novo programa gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

    O programa é dirigido a entidades promotoras de diversas tipologias, entre outras, autarquias, estabelecimentos de ensino secundário e de ensino superior, ONG de ambiente, associações de jovens, organizações de produtores florestais.

    As atividades a desenvolver, no âmbito dos projetos, são a sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; Inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco; Inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; Recuperação de caminhos de pé-posto; Limpeza e manutenção de parques de lazer; Vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação; Vigilância fixa nos postos de vigia; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza, apoio logístico aos centros de prevenção e deteção de incêndios florestais e atividades de controlo de espécies invasoras.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel