• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje366
Esta SemanaEsta Semana2361
Este MêsEste Mês23764
TOTALTOTAL1191566
Statistik created: 2020-05-29T05:22:36+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Anadia aprova contas de 2019.
    Sex, 29/05/2020 - 10:37

    A Câmara Municipal de Anadia aprovou, no passado dia 27 de maio, por maioria, o Relatório e Contas referentes ao ano de 2019.

    O documento contou com os votos favoráveis dos vereadores do MIAP e a abstenção do PSD.

    Destaca o nível de execução das Grandes Opções do Plano e a diminuição do endividamento bancário refletindo, segundo a autarquia, "indicadores bastante sólidos".

    A execução orçamental da receita foi de 87,93%, enquanto que a da despesa atingiu os 85,66%.

    Relativamente às GOP, a sua execução andou nos 80,36%. Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário de 0,929 milhões de euros.

    O total da Receita Municipal atingiu cerca de 21,434 milhões de euros, registando uma variação marginal de -3,34% em relação ao período homólogo, apesar de apresentar um grau de execução na ordem dos 87,93%.

    Ao nível da Despesa Municipal verifica-se, por seu turno, um aumento face ao ano de 2018, tendo alcançado 20,880 milhões de euros, registando uma variação de 3,43% em relação ao ano transato e apresentando um grau de execução de 85,66%.

    As GOP apresentam um acréscimo na ordem dos 2,80%, passando de 9,126 milhões de euros em 2018 para 9,381 milhões de euros em 2019, invertendo a tendência de diminuição verificada no ano transato.

    O grau de execução situou-se nos 80,36%, ou seja, +6,04% face ao ano transato, tendo-se registado uma taxa de 91,28% relativamente ao montante comprometido das GOP face ao previsto.

    O documento vai agora ser submetido à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá acontecer no decorrer do mês de junho.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Beira-Mar: Artur de saída.
    Sex, 29/05/2020 - 10:32

    Artur não renova e dá novo rumo à carreira.

    Aos 36 anos, o médio segue novo rumo na carreira e o Beira-Mar prepara-se para rejuvenescer o plantel a pensar na próxima temporada no campeonato de Portugal.

    Com um total de 10 épocas no Beira-Mar, três das quais nos útimos três anos, com dois anos de distritais e uma época no CP, Artur fica como símbolo dos aveirenses que conseguiram representar o clube aos mais alto nível.

    Na sua carreira representou, ainda, o Gafanha e o Avanca por empréstimo do Beira-Mar, Marítimo, Arouca e Chornomorets.

    Alinhou nas competições europeias.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Centro domina lista de praias com galardão de Ouro da Quercus.
    Sex, 29/05/2020 - 09:34

    A Costa Nova continua como Praia de Ouro na lista de praias nacionais com distinções para a qualidade da água com nota excelente nos últimos cinco anos.

    São Jacinto, Torreira, Areão, Vagueira, Labrego, Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro também mantêm o nível e a Quinta do Barco em Sever garante o símbolo.

    As praia dos Monte Branco (Murtosa) e Barra (Ílhavo) também estão na lista como praias de transição.

    A região Centro de Portugal é aquela que apresenta este ano mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus, à semelhança do que já acontecia no ano passado.

    No total, são 110 as praias galardoadas na região, entre as 381 zonas balneares nacionais distinguidas com esta classificação.

    Em 2019, o Centro de Portugal tinha 93 praias selecionadas pela Quercus, pelo que este ano são mais 17.A lista da Quercus divide as praias por Administrações Regionais Hidrográficas (ARH), que não correspondem aos territórios das regiões NUTS II.

    No entanto, considerando as regiões NUTS II, verifica-se que, com 110 “praias de ouro”, o Centro de Portugal é o território com mais zonas balneares selecionadas, à frente das 76 praias do Algarve (região que tem menos 11 do que no ano passado). Seguem-se as regiões Porto e Norte (65 praias, menos 8 do que em 2019), Açores (43 praias), Lisboa (41 praias), Alentejo (23 praias) e Madeira (23 praias).Das 110 praias galardoadas no Centro de Portugal, 68 são costeiras, 40 são interiores e duas são de transição.

    Para as praias poderem receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear necessita de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas cinco épocas balneares, de 2015 a 2019. Além disso, em 2019, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear. 

     

    Categoria: 



  • Renault anuncia supressão de 15mil postos de trabalho em todo o mundo. Cacia ainda sem informação.
    Sex, 29/05/2020 - 09:26

    A Renault anuncia a supressão de 15 mil postos de trabalho em todo o mundo, 4.600 dos quais em França, uma medida que faz parte de um plano para reduzir custos em dois mil milhões de euros.

    O fabricante automóvel francês precisou que a redução de efetivos afeta 8% do total dos trabalhadores e deverá ser implementada nos próximos três anos, em colaboração com os sindicatos e autoridades de cada país.

    O construtor automóvel garantiu que vai recorrer preferencialmente a "medidas de reconversão, mobilidade interna e saídas voluntárias", para evitar despedimentos.

    O plano prevê a supressão de "perto de 4.600" postos de trabalho em França e mais de "10 mil" no resto do mundo, sem precisar os países afetados.

    A Lusa questionou a Renault sobre se o plano abrange a fábrica da empresa em Cacia (Aveiro), em Portugal, mas não obteve resposta até ao momento.

    A Renault anunciou também a "suspensão dos projetos de aumento de capacidade [de produção] previstos em Marrocos e na Roménia", indicando ainda que irá estudar "a adaptação das capacidades de produção na Rússia e a racionalizaçao do fabrico de caixa de velocidades no resto do mundo".

    A empresa pretende ainda reduzir a produção de veículos, de quatro milhões em 2019 para 3,3 milhões em 2024.

    No início do ano, o fabricante automóvel francês anunciou as primeiras perdas na última década, ainda antes de a crise provocada pela pandemia da covid-19 ter agravado a situação no setor

     

    Texto: Lusa

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro já trabalha a reabertura de jardins de infância no dia 1 de Junho com informação aos operacionais.
    Sex, 29/05/2020 - 07:41

    Aveiro já trabalha a reabertura de jardins de infância no dia 1 de Junho com informação aos operacionais.

    Essa sessão de informação e sensibilização, realizada esta semana, foi dirigida a Assistentes Operacionais, Animadoras da componente de Apoio à Família, Educadoras e responsáveis dos vários Agrupamentos de Escolas do Município, como forma de minimizar os riscos da pandemia.

    A autarquia personalizou o contacto com agentes da área da saúde e representante político.

    A sessão contou com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, da Delegada de Saúde ACES do Baixo Vouga, Dulce Seabra, da Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Aveiro, Enfermeira Rita Leal, da Técnica de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública de Aveiro, Susana Conde, do responsável pela Higiene e Segurança da CMA, Adriano Almeida e da Psicóloga da Divisão de Educação, Desporto e Cidadania da CMA, Ana Cristina Veríssimo.

    “O momento teve como objetivo informar, esclarecer e tranquilizar todos os agentes educativos para que o regresso ao trabalho presencial decorra com a segurança e otimismo necessário, de forma a promover a total confiança e bem-estar por parte das Crianças e Encarregados de Educação no seu regresso aos Jardins de Infância”.

    A autarquia garante que estão reunidas as condições.

    Para além das medidas de proteção individual para evitar o risco de contágio, foram abordadas matérias relacionadas com higienização pessoal, limpeza e desinfeção de espaços, “ansiedades e medos” no regresso aos Jardins no contacto com as Crianças.

    Foi dada ainda como informação sobre todas as medidas que a CMA já implementou nos Jardins de Infância, como a colocação de doseadores fixos e móveis de solução à base de álcool gel em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar ou a fixação de doseadores de sabonete liquido e toalhetes de papel nos sanitários.

    No final da sessão foi entregue a todas as Assistentes Operacionais, os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o seu regresso ao trabalho (máscaras cirúrgicas, luvas, aventais descartáveis, sapatos de proteção e doseadores de álcool gel individual de bolso).

     

    Categoria: 



  • GNR apreendeu armas de caçador de Mansores devido a ameaças.
    Sex, 29/05/2020 - 07:05

    A GNR identificou um caçador e apreendeu armas em Mansores (Arouca).

    Após uma denúncia por ameaça com arma de fogo entre familiares, os militares da Guarda deslocaram-se à residência do suspeito, de 57 anos, realizaram uma busca domiciliária e apreenderam, como medida cautelar, cinco caçadeiras e 44 cartuchos calibre 12, todas em situação legal.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Aveiro: Projeto de pavilhão já adjudicado.
    Qui, 28/05/2020 - 16:41

    A Câmara de Aveiro acaba de confirmar que avança para a construção de pavilhão na zona do Estádio Municipal de Aveiro.

    Por despacho do Presidente, José Ribau Esteves, adjudicou a elaboração do projeto de execução do novo Pavilhão Municipal com quatro campos, a construir nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro (EMA), pelo valor de 95.066,10€.

    A possibilidade de criar uma estrutura multifacetada, com capacidade de adaptação a diversas circunstâncias, possibilitando várias modalidades e usos para treino de várias equipas em simultâneo, está na base desta aposta.

    Com a construção deste novo Pavilhão junto ao Complexo de Campos de Treinos do EMA, já em obra e cuja apresentação foi agendada para esta sexta, e à Cidade de Futebol da AFA (também em obra), a CMA perspetiva um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, para garantir novas ferramentas na prática desportiva.

    A estrutura liderada por Ribau Esteves salienta que esta é uma “área estratégica” relevante na governação da CMA, no presente mandato.

    Realça a existência do Programa Municipal de Apoio às Associações, as obras no Complexo Desportivo de Aveiro (Pavilhão e Piscina), a construção deste novo Pavilhão e o “investimento noutras infraestruturas da CMA e das Associações, e à realização de vários eventos desportivos”.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Barra: Picada de peixe-aranha criou sobressalto na praia.
    Qui, 28/05/2020 - 16:22

    A praia da Barra voltou a registar sinais de alarme, esta tarde, mas tudo não passou de um susto.

    Um banhista foi picado por um "peixe-aranha" e recebeu cuidados mas o alerta inicial apontava para quatro pessoas em dificuldades num agueiro.

    Atendendo aos mais recentes relatos e sugestionado pela repetição destes eventos chegou a temer-se o pior.

    A capitania tem por estes dias meios na água, em prontidão, e a Polícia Marítima é presença fixa na Barra em ação de sensibilização.

    Uma forma preventiva de alertar os vereaneantes e ao mesmo tempo sensibilizar para os cuidados a ter numa área em que estão identificados dois agueiros.

    O comandante Silva Rocha, da Capitania, já assumiu que há um estado de alerta atendendo aos episódios recentes de salvamento e uma vítima mortal ainda antes da época balnear.

    Estes factos a que se junta o salvamento de 5 pessoas, ontem, por surfistas, estão a gerar um ambiente de "alarme social".

     

     

    Categoria: 



  • Centro, Alentejo e Extremadura Espanhola lançam campanha para atrair turistas Ibéricos.
    Qui, 28/05/2020 - 15:37

    A Turismo do Centro, em conjunto com o turismo do Alentejo e da Extremadura Espanhola, lança uma campanha promocional conjunta a partir de junho, com o objetivo de atrair turistas ibéricos a este território.

    Esta decisão foi tomada num encontro por videoconferência, que reuniu ontem os responsáveis do setor do turismo das três regiões.

    A campanha promocional, dirigida ao mercado ibérico, vai ser preparada para ser lançada assim que reabrir a fronteira entre Portugal e Espanha, o que presumivelmente irá acontecer a 15 de junho.

    A reunião teve como principal finalidade discutir uma estratégia comum de curto e médio prazo pós-Covid-19, com ações concretas, que acelere a retoma da atividade turística nos territórios da Euroace já neste verão, numa altura em que será previsível o retomar da mobilidade entre os dois países. 

    A Eurorregião Euroace, iniciativa criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica

    Ficou clara a convergência de posições e o interesse mútuo num trabalho conjunto entre regiões que enfrentam desafios semelhantes no contexto da pandemia. Ficou também claro que os territórios transfronteiriços e de interior reúnem condições preferenciais de procura neste contexto, pelo que existe uma oportunidade para apostar no turismo de proximidade, com base em produtos turísticos diferenciadores.

    Os responsáveis turísticos das três regiões concertaram também posições para falarem a uma só voz, no sentido de assegurar que o plano europeu de recuperação turística permita que cheguem ajudas diretas às empresas turísticas da Euroace, as quais geram mais de 91.000 empregos diretos no setor.

    “Os visitantes portugueses e espanhóis, a que chamo o nosso mercado interno alargado, são aqueles que mais rapidamente poderão fazer férias nestas três regiões, uma vez que dificilmente haverá muita afluência de visitantes de outros países neste verão, por falta de ligações aéreas, pelo fecho das fronteiras e, também, por algum receio em viajar para longe”, sublinha Pedro Machado.

    “Esta campanha, que ficou hoje acertada ao mais alto nível, visa atrair um mercado potencial de 55 milhões de habitantes dos dois países, que vão procurar destinos tranquilos, seguros e espaçosos para as suas primeiras férias pós-Covid-19. As regiões Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura já eram destinos perfeitos e são-no ainda mais nestas circunstâncias”, acrescentou. “Este encontro é mais um passo importante numa estratégia de promoção transfronteiriça que já vem detrás e que tem sido elogiada internacionalmente”, disse ainda Pedro Machado.

     

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • GNR recupera cobras rateiras em habitações de Sangalhos e Albergaria.
    Qui, 28/05/2020 - 15:11

    A GNR recuperou duas cobras rateiras em Albergaria e Sangalhos.

    O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Águeda capturou uma cobra rateira, Malpolon Monspessulanus, com cerca de metro e meio de comprimento, depois da denúncia feita por populares.

    Após uma denúncia, os militares da Guarda encontraram a cobra que estava atrás de um móvel da cozinha, na habitação da denunciante, e devolveram a especíe à natureza.

    Em Anadia caso idêntico com a GNR a recuperar um exemplar numa residência, na localidade de Ribeiro, Sangalhos.

    Após verificação do estado do animal, e como não apresentava ferimentos, o mesmo foi restituído seu habitat natural.

    A cobra rateira alimenta-se à base de ratos, aves pequenas, lagartos e outras espécies de cobras sendo um réptil presente em todo o território nacional.

    Tópicos: 

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel