• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje50
Esta SemanaEsta Semana2471
Este MêsEste Mês18030
TOTALTOTAL852884
Statistik created: 2019-04-25T23:18:12+00:00
Rádio TerraNova
Notícias
  • Divisão de Elite da AFA: Beira-Mar de regresso aos Campeonatos Nacionais. Vitória na Carregosa (1-2) dá título de Campeão Distrital.
    Qui, 25/04/2019 - 17:53

    O Beira-Mar está de regresso aos campeonatos nacionais de futebol.

    Quatro anos após a descida, o Beira-Mar assegurou esta tarde a promoção ao Campeonato de Portugal (CP).

    Hoje, após quatro anos a competir no futebol distrital, os auri-negros de Aveiro conquistaram o direito desportivo de competir, na próxima época, no Campeonato de Portugal.

    A vitória averbada na Carregosa (1-2) confirmou a conquista do título de Campeão Distrital (Divisão de Elite), quando faltam ainda cinco jornadas para disputar.

    Aparício bisou, ainda na primeira-parte do encontro, aos 26 e 43 minutos, consumando a superioridade do Beira-Mar no jogo. André aos 89 minutos fez o golo de honra da equipa da casa.

     

    Foto: SCBM

    (em actualização)

    Categoria: 



  • Albergaria: PSD relança debate sobre parque urbano.
    Qui, 25/04/2019 - 11:51

    O PSD Albergaria-a-velha leva esta sexta à Assembleia Municipal uma uma proposta para a construção de um Parque Verde no núcleo urbano da cidade.

    O principal partido da oposição defende, em formato de recomendação à Câmara Municipal, que se recupere e execute o projeto existente para o Parque Verde da Cidade, no âmbito da criação de uma Unidade de Execução que compreenda a Zona Desportiva, definida pela área entre o Pavilhão Gimnodesportivo, Piscina Municipal, Escola Básica de Albergaria e ETAR.

    O objetivo é que neste novo espaço sejam criados pontos de encontro, lugares de discussão e, simultaneamente, de espaço informal de diversão para os jovens e idosos Albergarienses.

    Segundo Rui Sousa, membro da Assembleia Municipal do PSD, “esta proposta surge porque é no espaço público que se processam a maioria e as mais ricas interações sociais e são estas infraestruturas o elemento estruturante do funcionamento equilibrado do sistema urbano, com um papel integrador, de ligação territorial e funcional da cidade.”

    O PSD Albergaria entende que não existe no tecido urbano consolidado da cidade uma centralidade declarada, impedindo que se afirme como pólo de atractividade, versatilidade e animação urbana.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Beira-Mar: Dia da Liberdade passa pela deslocação à Carregosa.
    Qui, 25/04/2019 - 10:46

    O Beira-Mar enfrenta esta tarde a primeira de seis oportunidades para confirmar o regresso aos nacionais de futebol e quer fechar já hoje o objetivo de época.

    Há milhares que seguem com atenção esta jornada da divisão de Elite, muitos deles sócios, ex-atletas e ex-dirigentes, mas apenas mil vão ter acesso ao jogo na Carregosa, Oliveira de Azeméis.

    A lotação do estádio vai esgotar para a partida que irá confirmar o “dia da libertação” Auri-Negra.

    Quatro anos depois da queda nos distritais, a equipa de Aveiro, tida como um dos históricos do futebol nacional, prepara-se para retomar o seu lugar nas competições de expressão nacional.

    Uma época na II distrital e três na I divisão e na divisão de Elite deixaram nos adeptos a certeza de terem vivido um tempo “duro” mas também entusiasmante.

    Épocas em que o clube se aproximou das bases e os adeptos deram um passo em frente na reaproximação confirmando essa dimensão popular sem deixar cair o emblema.

    Sob a presidência de Hugo Coelho, a liderança técnica de Carlos Rocha (Cajó) e a presença de atletas históricos como Pedro Moreira ou Artur no plantel, o conjunto amarelo vai à Carregosa disposto a fechar as contas.

    A semana confirmou o entusiasmo dos adeptos e a “efervescência” dos dias “importantes” e o simbolismo da data não poderia ser mais apropriado.

    “É o 25 de Abril do Beira-Mar”, resumem os mais fervorosos.

    Cajó assume que depois da eliminação na Taça Distrital não há que olhar para trás ou temer. É dia de fechar o objetivo maior.

    “Estamos dependentes de nós. Esta é a primeira oportunidade de fechar a meta. Depois deste momento de refundação é o regresso ao campeonato nacional. Foi o objetivo traçado no início do ano. Vamos tentar que todos quantos se desloquem connosco tenham um dia feliz”.

    A festa promete começar na Carregosa e seguir para Aveiro. As pontes como ponto de paragem estão certas mas a noite promete ser longa.

    A Terra Nova transmite a partida desta tarde e assegura visibilidade aos festejos na página de facebook.

     

     

    Foto: Beira-Mar

     

    Categoria: 



  • Mar Film Festival arranca esta sexta com exibição de filmes e documentários no Museu Marítimo de Ílhavo.
    Qui, 25/04/2019 - 09:47

    A terceira edição do Mar Film Festival arranca esta sexta no Museu Marítimo de Ílhavo para três dias dedicados ao cinema de temática marítima.

    O arranque acontece, às 10h, com a antestreia de “Mar, a última fronteira”, uma série documental de imagens subaquáticas da costa portuguesa e arquipélagos da Madeira e Açores, realizada pelo videógrafo subaquático, Nuno Sá, que foi distinguido em 2018 com o prémio BAFTA, na categoria de melhor fotografia num dos episódios da série documental “Planeta Azul”, da BBC.

    Nesta nova série, produzida com o Oceanário de Lisboa, o videógrafo procura mostrar que Portugal tem uma vida marinha comparável aos melhores sítios do planeta.

    A sessão finaliza com uma conversa sobre o documentário, com a presença de Nuno Sá e de Catarina Eira (CESAM-UA). A antestreia no Mar Film Festival está reservada sobretudo ao público escolar, estando a entrada do público em geral condicionada aos lugares restantes.

    Sexta-feira, às 21h30, acontece a abertura oficial do festival, com a exibição de “Hálito Azul”, documentário em torno da freguesia piscatória da Ribeira Quente na ilha de S. Miguel, nos Açores, e da vida de quem luta por dias normais, ainda que com o peixe a escassear. A sessão acaba com uma conversa com o realizador, Rodrigo Areias (galardoado em vários festivais) e com Nuno Sá.

    No sábado, 27 de abril, destaque para “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosa, a exibir às 21h30. O documentário capta a vida da ilha italiana de Lampedusa, o local que tem sido manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Médio Oriente, que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

    No final, os comentários estarão a cargo da escritora Ana Margarida de Carvalho e de Ana Rodrigues, representante do CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social).

    O dia começa com “Portugal tem lata”, de Rui Pregal da Cunha e João Trabulo, um documentário sobre a indústria de conservas de peixe e a atual valorização deste produto.

    O sábado continua com o clássico de John Huston, “Moby Dick”, com a famosa busca do Capitão Ahab pela baleia branca; seguindo-se “A rebentação”, de Paulo Fajardo, sobre as tradições da Arte Xávega, na Praia da Tocha.

    Ainda durante a tarde, exibe-se “Submersos”, o mais recente filme de Wim Wenders, sobre uma história de amor e aventura passada na Normadia.

    A manhã de domingo é para os mais jovens, com “As aventura de Tintin. O segredo do Licorne”, de Steven Spilberg. Depois do filme, segue-se uma oficina de cinema de animação para crianças.

    Além de todos os novos filmes de ficção e documentário, uma das grandes novidades da edição 2019 é a mesa redonda “O mar entre a literatura e o cinema”, que se realiza no sábado, dia 27 de abril, às 17h00, com a participação da escritora Ana Margarida de Carvalho, do realizador Rodrigo Areias e de Abílio Hernandez Cardoso, docente na Universidade de Coimbra, moderados por Ana Paula Medeiros.

    O programa do Mar Film Festival inclui, ainda, a exibição dos filmes participantes no concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière” e no concurso escolar de entrevistas “Memórias de RiaMar”.

    Nesta edição do festival, a secção de retrospetiva “O Cais do Nosso Olhar” destaca o realizador Manuel Paula Dias, cujas obras “Sal, duro sal” e “Vivinha da Costa” serão exibidas esta sexta às 14h30.

     

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Vento e agitação marítima no litoral de Aveiro.
    Qui, 25/04/2019 - 00:05

    A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram ontem à noite para um "agravamento excecional" das condições de vento e agitação marítima, a partir da madrugada de quinta-feira, na região Norte de Portugal Continental.

    "A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente dos quadrantes noroeste com altura significativa que poderá atingir os oitos metros e o período médio a variar entre os 11 e os 14 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 50 quilómetros/hora e rajadas acima de 90 quilómetros/hora", refere a AMN em comunicado. 

    Segundo o documento, o agravamento das condições de vento e agitação marítima vai manter-se até à tarde de sexta-feira, dia 26, sendo recomendado o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos.

    "Aconselha-se igualmente que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica, dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica, bem como outras informações das capitanias sobre as condições de acesso aos portos", salienta.

    A AMN desaconselha a população a permanecer nas zonas costeiras, a passear junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima. "Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", conclui.

     

     

     

    Foto: João Manuel Ribeiro.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Agrovouga regressa "modernizada" em Novembro .
    Qua, 24/04/2019 - 21:10

    A Agrovouga regressa de 20 a 24 de Novembro ao parque de feiras em conceito alargado que dá atenção a vários setores de atividade.

    Vítima da crise por que passou a autarquia, a Feira Agrícola vai ser mais do que o certame dedicado à vertente mais tradicional da agricultura com novas componentes.

    A Câmara de Aveiro não esconde que as atenções estarão centradas numa versão “contemporânea, inovadora e dinâmica, atenta aos tempos modernos e aos novos desafios da sociedade”.

    Este certame de cinco dias terá início a uma quarta e fica patente ao público até domingo. Datas que surgem da disponibilidade nacional nesta área, da disponibilidade do Parque de Exposições de Aveiro e da aposta na promoção de produtos a pensar no Natal.

    A autarquia investe 200 mil euros no ano de relançamento.

    Foram 7 anos de interregno que terminam com o relançamento a pensar na 37ª edição dedicada ao conceito da “Agrosustentabilidade”.

    Inovação, tecnologia, ambiente, energias renováveis, investigação e gestão da floresta, valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema, novas formas de consumo, produtos biológicos e a sustentabilidade passam a ter representação na Feira.

    “Promovemos a interação entre agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros, gastrónomos, público em geral. Porque a agricultura deve ser um interesse de muitos e não apenas de alguns”, resume Ribau Esteves que alarga o conceito da feira para fazer pontes (com áudio).

    “Queremos lutar contra o distanciamento entre o prato e a terra, entre o campo e a cidade. Queremos ser montra para quem produz, palco para quem cozinha, banca para quem vende e mesa para quem come. Queremos aproximar as pessoas, para que a agricultura seja uma realidade menos distante para quem vive longe do mundo rural. Queremos inspirar”.

    Agricultura, Bio Market, Confrarias, Floresta, Gastronomia e Restauração, Novos Negócios da Terra, Pescas, Setor Equestre, Vinho, Workshops e Showcookings, Talks e Turismo ambiental dão corpo aos pilares da feira.

    Na lista de parceiros a autarquia apresenta a DLBC Rural Aveiro Norte e Aveiro Sul (parceria institucional liderada pela AIDA), The Navigator Company, Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Comissão Vitivinícola da Bairrada e Associação de Criadores da Raça Marinhoa.

    Tópicos: 

    Categoria: 



  • Estarreja: Programa comemorativo mantém-se no Multiusos local.
    Qua, 24/04/2019 - 18:02

    As más condições climatéricas previstas para amanhã, quinta-feira, obrigaram a Câmara de Estarreja a alterar o programa dedicado ao 25 de Abril. Assim, o Multiusos será palco da celebração com uma Mega Aula de Fitness e um almoço/convívio. Este ano, "será novamente feito o alerta para os direitos das crianças e jovens". A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja, através da campanha Laço Azul este ano sob o tema 'Serei o que me deres…que seja AMOR!', no âmbito do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, desafia todos os participantes para a execução do laço azul humano. O Programa desenvolve-se a partir das 09h00. 

     

     

    Foto: NIT

    Categoria: 



  • Hóquei em Patins: CENAP em finais distritais.
    Qua, 24/04/2019 - 15:59

    Disputa-se esta quinta-feira, dia 25 de Abril, a primeira-mão da Final da Taça de Aveiro em Hóquei em Patins, Sub 13 e Sub 15, às 10h00 e 11h30 respetivamente. As duas equipas do CENAP garantiram a presença nesta final, vencendo todos os jogos da fase de grupos. O opositor será a Sanjoanense.

     

     

     

    Categoria: 



  • Vagos realiza sessão solene na celebração do aniversário do 25 de Abril.
    Qua, 24/04/2019 - 13:55

    Vagos associa-se às comemorações com programa a partir das 10h30, na Praça da República, seguindo-se uma pequena arruada pela Banda Vaguense até à Praça do Município.

    De seguida, realiza-se a cerimónia do Hastear das Bandeiras e, logo após, a Sessão Solene, no Edifício dos Paços do Concelho. Intervenção de dirigentes políticos e animação musical com Andreia Alferes.

     

    Categoria: 



  • Ílhavo: Misericórdia celebra centenário em momento de reformas estruturais.
    Qua, 24/04/2019 - 11:57

    A Misericórdia de Ílhavo quer avançar para uma estrutura mais profissional em que a gestão esteja na dependência de um gestor remunerado.

    O tema está em debate no momento da celebração do centenário.

    Depois do CASCI ter tomado decisão idêntica, a Misericórdia explica que a dimensão e as exigências não se compadecem com "amadorismo".

    Margarida São Marcos, provedora da Misericórdia, diz que o debate interno tem vindo a fazer o seu caminho e que a decisão cabe à assembleia.

    Mas os indicadores apurados recomendam a criação de um cargo profissional que será desempenhado sob as orientações da Mesa (com áudio)

    A Provedora anuncia alterações estruturais no momento em que enfrenta ainda uma década de compromissos bancários para saldar com empréstimos contratados para a construção da unidade de cuidados continuados até aos anos 2025 e 2028.

    A deslocalização da creche da Gafanha da Nazaré para uma área mais central da freguesia e a possível integração de jardim de infância no mesmo espaço em área que era assegurada por amas é outra das alterações em estudo (com áudio)

    Margarida São Marcos falou em entrevista ao programa "Conversas" no dia em que a Misericórdia celebra 100 anos.

    O Bispo de Aveiro celebra Missa, às 16h00, na Capela da Santa Casa, com a participação do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, e à noite há jantar comemorativo com distinções a funcionários e figuras marcantes na vida da instituição.

    A provedora explica que é uma festa simples porque não há meios para investir em gastos considerados não prioritários (com áudio) 

    Entrevista de Margarida São Marcos ao programa “Conversas”. Para ouvir às 19h.

     

    Categoria: 



Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel